“Por causa destas noticias o euro já começou a descer”.

O Euro começou a descer há cerca de um mês, mas não perturbemos a linha de raciocínio dos editores da RTP. O Syriza será, a partir de hoje, responsável pela deflação, a estagnação económica e todos os males que assolam a Europa.

Advertisements

4 pensamentos sobre ““Por causa destas noticias o euro já começou a descer”.

  1. É que são tão, mas tão burros que não percebem que um dos males desta crise ter sido tão violenta na europa é que o passámos 6 anos de crise 2009-2015 com um euro 50% mais forte em relação às moedas de referência (dolar, libra uk, franco suíço) do que quando nasceu. Bancos centrais extremamente conservadores como a FED, o Banco de Inglaterra ou o da Suíça, que gostam das moedas fortes, mal se aperceberam da dimensão da crise começaram a desvalorizar as suas moedas. Agora é que é que se lembram: se calhar fizemos porcaria…
    PS: posso dar aqui um exemplo que conheço pessoalmente em relação ao euro forte: uma multinacional alemã, de média tecnologia, tinha desde 1970 uma fábrica em Portugal. Empregava cerca de 180 pessoas e fabricava equipamentos industriais de grande porte. Exportava 100% da produção e concorria directamente com uma empresa norte-americana. Fechou em 2011. Segundo palavras do director financeiro: quando entrámos no Euro havia paridade euro/dolar, dez anos depois o mesmo equipamento estava cinquenta por cento mais caro. Ora, toda a cadeia de valor era feita em euros, porque não podia importar aquelas peças gigantescas que o transporte acabava por colocá-las ao mesmo preço. E não há nenhum director financeiro no mundo que consiga cortar 50% nos custos. Assim quando as novas cidades dos BRIC se quiseram equipar, foram ao vizinho dos EUA e desta fábrica com quase cinquenta anos em Portugal fechou.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s