Obrigado, senhores da SEUR.

Por avisarem quando chegam e cumprirem. Ainda há gente boa.

balzac

 

9 pensamentos sobre “Obrigado, senhores da SEUR.

    1. Escolho sempre os livros pelas capas, depois pelo formato e corpo de letra, e só no fim pelo conteúdo. Quando o Mário de Carvalho publicava na Caminho cometi o erro de lhe comprar uns livros, que escondi bem numa estante a ponto de só há pouco ter descoberto, uns vinte anos depois, que tinha livros do Mário de Carvalho.

      Gostar

      1. O corpo das letras, sim, mas também o tipo. Houve um tempo em que também os tinha de abanar, para ver se não caiam folhas. As traduções é que são um bocado mais tricky de observar na livraria. A Europa-America não era lá grande coisa nesses preparos, mas, por outro lado, também publicava coisas que os outros não publicavam, enfim… Os franceses são muito elegantes, nas capas, a Pleiade, por ex.

        Gostar

      2. Finalmente, um comentário na Internet sobre o transcendente tema das capas dos livros do Mário de Carvalho (porquê se teve de esperar tanto tempo, porquê?). O autor goza com as capas da Caminho porque claramente não conhece as capas da editora anterior do escritor, a Rolim, uns pavores que faziam as da Caminho parecer as da Tinta-da-China. Mas note que as da Caminho foram melhorando com o tempo, julgo que por causa da integração da editora na Leya. Tudo o que o escritor editou ou reeditou na editora depois de 2000 e pouco acho que é já perfeitamente apresentável e a sua mudança recente para a Porto Editora nesse campo até acabou por prejudicá-lo.
        Porquê esta conversa toda? Só para recomendar ao Luís que se encha de coragem, enfrente as velhas capas manhosas da Caminho e descubra por trás delas um grande escritor. O Mário de Carvalho tem três coisas raras na literatura pátria: talento cómico, um grande ouvido para o coloquial e imaginação com aptidão para o fantástico. Ora escreve em tom abertamente cómico, ora modera o humor e parece mais sério. O consenso mais ou menos geral é que os seus dois melhores livros são “Um Deus passeando pela brisa da tarde” (em tom “sério”) e “Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto” (em tom cómico). Contra o consenso, uma corrente ainda minoritária – acho que sou só eu – defende que os seus melhores livros são sim as duas colectâneas de contos “Os alferes” e “Quatrocentos mil sestércios…”. Seja como for, tenho os quatro livros nas tais medonhas edições da Caminho e, mesmo assim, consegui gostar deles (e quando achava que, por mais que tentasse, não ia nunca conseguir gostar de nenhum escritor português vivo). Faça a experiência, depois do Balzac.

        Abraço,

        André

        Gostar

        1. A Rolim, meu deus. Agora me lembro. Mas discordo: não eram piores do que as da caminho, até tinham umas ilustrações vaporosas, e tal. Sobre o Mário de Carvalho, além de uns contos que li numa antologia qualquer só conheço o livro mais recente sobre a arte de escrever, ou lá o que é. Não vale um pataco. Mas admito que a ficção do homem seja melhor, e vou lê-lo assim que arranjar uma protecção para esconder a capinha.

          Gostar

        2. Ninguém fala das capas da Difel? Isso, sim, eram capas.
          Para mim, a Caminho são as edições de capa amarela do Saramago, aquele amarelo desmaiado dos campos de trigo maduro alentejanos. Más ou não, são icónicas e definitivas.
          Já não me lembro se li alguma coisa do Mário de Carvalho. Por outro lado, tenho a certeza de que nunca li nada do Mário Cláudio. Antes que termine a bela sessão do nosso clube de leitura, aconselho às outras senhoras a Luísa Costa Gomes, a Maria Velho da Costa e o Armando Silva Carvalho (muito bom, o Livro do Meio, dos dois últimos). Até com as capas da Bruma de Avalon e dos da Isabel Allende seriam bons.

          Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s