As notícias da morte da literatura francesa foram um pouco exageradas.

cvt_rue-des-voleurs

6 pensamentos sobre “As notícias da morte da literatura francesa foram um pouco exageradas.

  1. Estou a 20 páginas de acabar ‘Zone’ (versão inglesa), do mesmo autor, e é francamente excelente. Isso da morte da literatura francesa é como tudo, ainda há dez anos saiu As Benevolentes (J. Littell), que também é daqueles livros de onde não se sai intacto.

    Gostar

  2. Obrigado pela sugestão! Vou ver esse e um outro intitulado ‘Boussole’. O do Littel, citado acima, é muito aconselhável também. Enfim, “As notícias da morte da literatura francesa foram um pouco exageradas.” , sem dúvida, mas a(s) tentativa(s) de assassinato são evidentes. O que nos vale é que ela tem várias vidas, como os gatos. Fora a literatura, vão aparecendo outras coisas interessantes. Este verão descobri dois livrinhos recentes muitíssimo interessantes, um sobre a história do petróleo (‘Or noir: la grande histoire du pétrole’, de Matthieu Auzanneau) e outro sobre o antropoceno (‘L’Evénement Anthropocène’ de Jean-Baptiste Fressoz e Christophe Bonneuil) . Ambos com uma extensa bibliografia (incluindo muitos artigos e textos que estão disponíveis na net) para aprofundar os pontos que nos intriguem.

    Gostar

  3. É que há coisas que morrem antes de chegar aqui à praia e afundam-se. Em contrapartida, arrola aqui muita coisa, muito lixo marítimo, plásticos, bocados de redes de pesca, pedaços de crustáceos mortos, etc, que é recolhida e posta em prateleiras. Se alguma editora portuguesa pegasse no livro, era bom. Eu gosto muito de ler em francês, mas leio devagar e fico cansado.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s