A parte boa disto tudo.

A parte boa disto tudo é termos desidealizado a Europa. Hoje é um pouco repugnante observar os restos da anglofilia que varreu por décadas a nossa imprensa, com o que sobra do cortejo de Espadas e Filomenas Mónicas pontificando aos “indígenas” (um termo muito querido entre a casta). Os franceses eram mais “chiques”, os alemães “sabiam trabalhar”, os suíços eram irrepreensíveis apesar do dinheiro da droga colombiana e do ouro nazi. Uma corja racista e xenófoba. Eu próprio tive um período de emulação nórdica, de que me arrependo.

Tornei-me ibérico, talvez mediterrânico, e desconfio de quem não gosta de comida, de bons vinhos e do calor. Prefiro bandidos a calvinistas. Não exagero, é mesmo assim, e é cada vez mais intensamente assim.

14 pensamentos sobre “A parte boa disto tudo.

  1. Caríssimo Luís, depois de muita leitura com alguma reflexão, creio entender por que razões a Santa Madre Igreja Católica Apostólica de Roma mandava assar sem apelo nem agravo todos os hereges sequazes de João Calvino que caçava com brio e critério: depois da infidelidade dogmática, seguia-se sempre o delírio vertiginoso do gnosticismo sociopolítico (e.g., as obras de Hans Jonas, Eric Voegelin e Norman Cohn).

    Gostar

  2. Caríssimo Luís, p.f. não esqueça a Dra. Maria de Fátima Bonifácio, a última moicana do Passos Kandimba…

    Gostar

  3. Percebo-o perfeitamente. Também digo há muito tempo que, acima de tudo, sou mediterrânico. Igualmente periférico, mas mediterrânico.
    Acrescento à sua lista a música.

    Gostar

  4. Está bem, o Serrat e os Aguaviva, etc, mas as canções de intervenção das crianças nórdicas eram mais giras que as da Marisol e do Joselito. Mas pronto, não se pode ter chuva no nabal e sol na eira, como dizem os lapões.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s