Celebremos a portuguese way of life.

1. O Pires está chocado. Com o Isis? Com o Costa? Com o regime angolano? Não: com a Coca-cola, capaz de fazer um concurso em que se combinam o choco frito, a cataplana, a feijoada transmontana e o bacalhau com broa, mais os mimosos cabritinhos assados da região de Viseu, com a àgua suja do capitalismo. Oh, vileza! No Mesa Marcada prepara-se já outra Maria da Fonte, para devolver o reino a D. Miguel arrostando a sanha infame dos cabrais. Duarte Calvão estará na primeira linha — de enxada erguida, se souber o que é uma enxada. Eu levo um branco encorpado para lavar a porcaria.

2. Maria de Belém apresentou a candidatura à Presidência. A ambição não tem mal nenhum, pois há coisas bem piores do que o patrioteirismo vaporoso e mignon. O problema é o logo:

12109076_967396329991109_4320482258782147887_n

 

Por cortesia com Maria de Belém, vamos admitir que nunca na vida deparou com isto:

12141524_967396353324440_6491143883021665653_n

Mesmo assim, seria de esperar que tivesse identificado aquele anel, a partir do qual saem três fitinhas coloridas, com um “o”. Um “o” de Obama. If you know what I mean.

3. Está quase a chegar o Dia das Bruxas. Na Avenida de Roma, na Avenida Guerra Junqueiro e no quarteirão dourado dos eleitores da Páf, preparam-se as abóboras para queimar à meia-noite, ou lá o que é, segundo o velho rito celta very typical entre nós. Enjoy.

 

Anúncios

14 pensamentos sobre “Celebremos a portuguese way of life.

    1. Por acaso até me parece que o fundo tipo Bes combina bem, porque o designer que “criou” o logótipo do Novo Banco fez uma cópia descarada (não sabemos por quanto) do logo da New Balance.

      Gostar

  1. mas quem, como eu, desejar ardentemente a derrota de marcelo nas próximas eleições presidenciais, o que deverá fazer?

    parece-me evidente: belém, com anel ou sem anel, tens o meu voto!

    Gostar

      1. Caríssimo Luís, votar na Santa Maria de Belém que apresentou no Centro Cultural de Belém a respectiva candidatura a locatária do Palácio de Belém parece-me exagero pleonástico que cheira demasiado a incesto ideológico.

        Gostar

        1. só faltou comer um pastel de belém! Mas ainda há esperança! é assim que nascem os grandes pastéis, perdão, os grandes presidentes.

          Gostar

  2. Na verdade, o tal rito celta até foi em tempos very typical entre nós, sobretudo na zona acima do Mondego. Uma abóbora ou cabaça esculpida era por cá chamada de Coca (e, a acreditar no relato quinhentista de João de barros, o fruto do coqueiro tem o nome que tem porque elementos da tripulação acharam que eram parecidos com uma das tais Cocaa).

    Já o Pão por Deus, só surgiu após o terramoto de 1755.

    Gostar

    1. A Coca (ou côca, como eu sempre ouvi), era o papão das crianças. Foi exportada para o Brasil e um dos personagens do maravilhoso Sitio do Picapau Amarelo era a Coca. Não sabia que estava ligada à abóbora do Pão por Deus no dia dos fiéis defuntos e nunca ouvi ninguém referir-se-lhe como tal. Tradição da região de Coimbra, a minha, era a cantilena do bolinhos bolinhós. Quando não era com abóbora, era com uma caixa de sapatos, que servia na mesma, com a careta recortada e uma vela dentro. Assustadoras crianças iam assim ameaçar os vizinhos para que lhes dessem moedinhas ou morcelas. Quando era miúdo, nem sequer sabíamos o que era o Halloween. Aparecem-me agora aqui em casa de vez em quando uns marmanjitos a tentar cantar os bolinhós, mas não sabem, nem querem aprender, querem é sacar dinheiro para a dróga. Pronto, tradições da nossa terra.

      Gostar

        1. Deste tamanhão:

          Vá, estas sabem cantar (faltam alguns versos), mas não trazem a abóbora ou a caixa de sapatos. Isto foi de certeza em Coimbra.
          Eu fazia isto quando era mesmo miudinho, embora já com idade para ir pelo bairro com os amigos, de noite. Mas tínhamos trabalho para fazer o material. Era muito giro. Coisa de bairro. Agora os miúdos não podem pôr o pé fora de casa sem uma escolta de adultos depois do pôr-do-sol.

          Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s