Ah, a era dos consensos.

The left must put Britain’s EU withdrawal on the agenda, Owen Jones no the Guardian.

O Syriza já está destruído, podemos agora salvar a Grécia?, Pedro Santos Guerreiro no expresso.

A Humiliating Deal for Greece, de John Cassidy na New Yorker.

Germany’s treatment of Greece is an anti-democratic disaster, says London Mayor Boris Johnson, no The Independent.

Merkel ‘gambling away’ Germany’s reputation over Greece, says Habermas, no The Guardian.

The Berlin Bulldozer and the Sack of Athens, de Philippe Legrain na Foreign Policy.

Germany’s Destructive Anger, por Jacob Soll no New York Times.

The crucifixion of Greece is killing the European project, por Seumas Milne no The Guardian.

E um dos mais importantes, na minha opinião:

EMU brutality in Greece has destroyed the trust of Europe’s Left, por Ambrose Evans-Pritchard no Telegraph.

Até os media alemães estão preocupados, desta vez. Um bom resumo da situação encontra-se no Financial Times: Merkel’s tough tactics prompt criticism in Germany and abroad

Com devidas vénias à Ana Cristina Leonardo e Lutz Brückelmann no Facebook.

Anúncios

10 pensamentos sobre “Ah, a era dos consensos.

  1. humilhação e antidemocrático, heim? Mind the language. Isso é paleio de excêntricos, que estão entre os caçadores de borboletas e os radicais bombistas. Enfim, lunáticos que apanham borboletas com coctails molotov. Gente que vai pra letras, uma ralé inútil. Gajos que compram os Miseráveis do Vítor Hugo, que também melhor faziam se comprassem antes a lista telefónica de Brest. Um relato da humanidade organizado de forma alfabética, quero eu dizer, sem subjetivismos e pieguices.
    Aos alemães e genéricos de alemão, sobram, portanto, as ciências exatas, como os morcegos que, sendo cegos e burros, ganharam um sonar para não baterem nas paredes. De modos que, mesmo sendo ceguinhos ao que se passa à sua volta, pelo menos não batem nas paredes em seu prejuízo e é quanto basta. Para cima dos Pirinéus, se levarem uma vida regrada e não lhes der muito o sol, os habitantes são até capazes de traçar uma linha perfeitamente direita de cem metros, sem régua. Isto, em teoria, com perdão da palavra. É gente que, como se sabe, consegue reformar um país inteiro em apenas uma hora, apenas exigindo aos gregos que o façam numa semana, com tempo até para dormir a sesta. Que diabo, isto é um continente que é governado de Bruxelas por instituições que regulam ao milímetro o tamanho das pilas das espécies autóctones. Os alemães podem ter erecções de quilómetros, com extensão telescópica, para poderem foder com longo alcance; os gregos apenas até cinco milimetros, o suficiente para se foderem uns aos outros, deixando os restantes europeus em paz.
    Ora, parece que quem manda na Europa, e quem pensa que manda, até o sentido do cálculo está a perder e já andam aí tontos a esborrachar a cabeça nas paredes. Teve que vir o FMI dizer, e até o BCE já está a embarcar nessa devagarinho, que este acordo vai deixar tudo muito pior, mesmo ou sobretudo para os credores. Traduzido: nestas condições, nunca os gregos vão conseguir pagar porra nenhuma. É preciso um corte nominal na dívida, mais um longo periodo de carência, etc. uma coisa que qualquer miúdo sul coreano de cinco anos aprende sem querer no recreio, a brincar, só a juntar pedrinhas e pauzinhos.
    Concluindo, que não lhes interesse o que dirá a história, é uma coisa (os “seus” historiadores serão generosos); que nem sequer vejam como isto, a prazo, pode ser um mau negócio, é que é estranho.

    Gostar

      1. Eu leio todos os dias o corta-fitas. O Sérgio Lavos não, eu acho que até antipatizo um bocado com o Sérgio Lavos, há um monte de gajos de esquerda que me irritam muito mais do que a Maria Teixeira Alves, sinceramente. Mas o Sérgio Lavos, não costumo ler, não.

        Gostar

          1. Eu vou reencarnar como corta-fitas e, se ainda por aqui estiver na altura, venho-lhe moer o juizo todos os dias com trechos do evangelho e orações ao Santo Padre Cruz, a ver se o ponho no bom caminho.

            Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s