Diário íntegro e sentimental (1):

Fui quase uma dúzia de vezes a França e nunca regressei sem ter boa impressão do modo como me trataram. Espanta-me a mania de se considerar que os franceses são antipáticos. Comigo — mesmo fora das rotas turísticas — prodigalizam doçuras e generosidade. Talvez a sorte de arranhar a língua deles me favoreça um pouco. Hoje em dia falar francês é como pertencer a um clube de cavalheiros que transmite por gestos cifrados receitas de ortolans com a verdadeira localização da Mona Lisa (não, não está no Louvre).

E como são belas as cidadezinhas da Bretanha. Dinan e Dinard, claro. Mas também Quimper, Auray, Lannion, aquelas pequenas merdas sur-mer. Tudo tem um encanto fácil, o que repousa a alma nesta década sombria. Principalmente quando se descobre Victor Hugo em corpo de letra decente, capa mole, edição de bolso, por seis euros e tal numa esquina florida:

9782253096337-T

Não há melhor.

7 pensamentos sobre “Diário íntegro e sentimental (1):

  1. “Voltaste” Fernando? Saber falar francês, data-o. Eu também sei, até fiz estágio em Bruxelas 6 meses. Ainda bem que as férias não desiludiram…que o regresso não o canse já.

    Gostar

  2. Vou todos os anos e vivi lá quatro, concordo absolutamente. A mera boa educação é tanta por aquelas bandas que o português, pouco habituado, até a toma por simpatia…(e que, por efeito de entropia, até acaba muitas vezes por se produzir…).

    Quanto aos livros é um exercício muito perigoso….quando damos por nós a última vez que comprámos (e lemos!) um livro português – ou traduzido para – a 20 euros e com umas capas que, salvo excepções, metem medo ao susto, foi há 15 anos…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s