Enfim, João Pinto e Castro.

No Câmara Corporativa e no Jugular assinalam o segundo aniversário da morte de João Pinto e Castro. Almocei com ele meia-dúzia de vezes, após um longo convívio blogosférico. Era um conversador exímio, com um verbo exacto, fácil e elegante. Tal como o Pedro Picoito, que deus conserve longe da eternidade, conseguia entreter filosofando, e filosofar a partir de uma credulidade tão tocante que só pode admitir-se na cabeça de um intelectual. A diferença entre ambos — e essa diferença impressiona — residia na origem das suas crenças. As do Pedro nascem da revelação e são confirmadas por princípios de direito natural. As do João provinham de uma filosofia da História que se derramava numa estratégia clara de ocupação do poder. Parecia um comunista, embora fosse um social-democrata. Por isso as belas ironias que o João Pinto e Castro dedicava aos adversários não podiam admitir-se entre aliados, merecedores de um apoio incondicional.

Quando percebi que José Sócrates era um criminoso (muito cedo, ainda o Correio da Manhã glosava os motes do menino d’ouro do PS) senti que o João se afastava com mágoa. Foi uma pena mas, ao contrário dele, eu tinha razão. O pequeno núcleo que o João defendeu com unhas e dentes trouxe-nos (bem o avisei) Pedro Passos Coelho com o pior Governo de quarenta anos de História de Portugal.

Não gosto de perder amigos. Às vezes é mesmo assim.

2 pensamentos sobre “Enfim, João Pinto e Castro.

  1. Lendo este texto, só se pode concluir que o que afastou o meu pai de si, não foram com certeza as suas vulgares opiniões acerca deste ou daquele, pois o meu pai sempre conviveu bem com a diferença de opiniões como verdadeiro democrata que sempre foi.

    O que o terá afastado de si terá antes sido o aperceber-se da miséria moral que você agora aqui exibe atacando cobardemente a memória de alguém que morreu há 2 anos e que como tal não lhe pode responder.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s