Rudimentos de oposição.

1. Até agora os portugueses votavam por consciência do dever. Porque o voto era uma conquista. Mas, à medida que os anos passam, votar transforma-se numa tarefa próxima do trabalho, em particular para as novas gerações.
2. Ou seja, para sair de casa num domingo e aguardar numa fila o ensejo de pôr a cruzinha num partido, um português médio deve sentir que vale a pena. Que se ganha alguma coisa com o seu esforço. Que não é apenas contra alguém, mas por alguém que vai votar.
3.Portanto, as estratégias de oposição assentes na quietude, na esperança de que um Governo apodreça e caia como a fruta numa árvore, estão condenadas a prazo.
4. A acrescentar a isto, que já não é pouco, temos em Portugal partidos de oposição que não evitaram um resgate internacional.
5. Mais: o PS tem o seu ex-líder na cadeia. Não consigo imaginar que consequências tem este aspecto nas intenções de voto, mas sei que haverá consequências.
6. Pior ainda: o actual líder do PS não limpou o partido. Nem sequer fingiu que limpava o partido da gente que rodeava o anterior primeiro-ministro. Cada dia que José Lello aparece na TV aproxima mais o PS de um resultado eleitoral medíocre.

Estes seis ítens traçam um contexto muito desfavorável para António Costa. Não quero dizer que não ganhe as eleições. Apenas quero dizer que ele se imagina num mundo regido pelas regras políticas que se verificavam antes do resgate, e está redondamente enganado.

5 pensamentos sobre “Rudimentos de oposição.

  1. O medo que os estabelecidos nutrem nota-se quando quase não se nota que uma força nova obtem 10% dos votos na Madeira, ficando a frente de partidos já estabelecidos. Se aparecer dirigentes com carisma como no Ciudadanos ou Podemos os nossos velhos capangas terão aquilo que merecem

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s