charlie

Em vinte anos, como nos revela o Le Figaro, mais de quinze atentados terroristas ocorreram em França provocados pela extrema-direita, pela extrema-esquerda, pelo regionalismo corso, pelo regionalismo bretão, pelos argelinos do GIA e por outros grupos islâmicos radicais.

Não vale portanto a pena vociferar contra os muçulmanos, nem evocar os efeitos da austeridade. Já temos demagogia a mais na Europa.

Anúncios

12 pensamentos sobre “

  1. Aliás, vendo bem, o problema até ficou resolvido: o Charlie Hebdo foi dizimado; nos próximos tempos, os jornais solidariamente publicam as caricaturas do Charlie Hebdo; e depois, bom depois já ninguém se atreve a fazer o mesmo que fazia o Charlie Hebdo.

    Gostar

    1. Veremos, mas não me parece. Todos no Charlie Hebdo sabiam há muito dos riscos que corriam e nem por isso fecharam portas, pelo contrário. A coragem e uma certa dose de loucura necessária nesta profissão, quando se leva a sério, em França (ou noutro lado qualquer), não morreu com o Wolinski, o Charb, o director e os outros. Nem são os primeiros jornalistas mortos na profissão.

      Gostar

        1. Se bem que isto é interessante:
          the world capital of liberty, equality and fraternity . . . under attack from the angry and dispossessed heirs to the French colonial project”.

          Gostar

  2. Porra, mataram o Wolinsky. Foi a primeira coisa que pensei quando li a notícia, logo a seguir ao choque. Fazia parte daquela geração de desenhadores, com a Claire Bretécher e o Reiser, de que aprendi a gostar, ainda em França, no princípio dos anos 80.

    Gostar

  3. Se bem que é bonita a frase “Je suis Charlie”, torna-se mais significativo e corajoso reproduzir os cartoons que estão na origem do massacre, como o Luís faz aqui. Acho que o Pacheco Pereira propunha ontem a abertura das notícias, e que as capas dos jornais de hoje fossem ilustradas com esses desenhos, em vez da frase.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s