E você, já deu a esmolinha hoje?

Para quem gosta de ter uma visão radiosa do país (ainda há gente boa em Portugal) informa-se que o evento de caridade “Toca a Todos” protagonizado pela televisão pública e a Antena 3 já atraiu inúmeras chamadas de valor acrescentado para acabar com a “pobreza infantil”. Ponho a expressão entre aspas para que não a confundamos com o fenómeno do atraso social que assola vastas franjas do PSD e da blogosfera de direita lusitana.

Assim, inúmeros meninos cujos pais perderam os empregos, o rendimento mínimo, ou viram esfumar o abono de família e outras transferências sociais poderão agora alimentar-se vários dias sem recorrer aos préstimos da doutora Jonet. Logo aí começa o alívio.

E se passarem pelo Terreiro do Paço, como eu passei há pouco incautamente, encontrarão um palco enorme repleto de artistas em pranto e de apresentadoras a bramar. Porque nem só com hidratos de carbono se constrói o futuro de uma criança desvalida.

Anúncios

5 pensamentos sobre “E você, já deu a esmolinha hoje?

  1. ajudar os pobrezinhos é uma actividade social como qualquer outra e é nesse contexto que deve ser analisada. a malta (de classe média) junta-se ao fim de semana e diverte-se um pouco. é bom, sempre é melhor do que ficar em casa sozinho. sendo assim, se esta actividade social tiver uma envergadura de âmbito nacional (??!?!?!?), é perfeitamente lógico que ganhe o estatuto de “evento de solidariedade” (sublinho a palavra “evento”) e que tenha transmissão televisiva e radiofónica e que esse mesmo evento tenha lugar numa praça onde há uns anitos a malta era submetida a autos de fé.

    Gostar

  2. Eu não dou esmolas, ingenuamente, parto do princípio que, com o brutal aumento de impostos que pagamos, o dinheiro da receita fiscal será também canalizado para os “menos competitivos” da sociedade.

    No mundo real, o Governo faz PPP com as Misericórdias http://saudesa.blogspot.pt/2013/08/privatizacao-da-saude-e-as-misericordias.html
    http://www.dinheirovivo.pt/estado/interior.aspx?content_id=3903228
    onde pontuam criaturas magníficas http://www.dinheirovivo.pt/economia/interior.aspx?content_id=3765015&page=-1 e como se sabe as Misericórdias são criaturas angelicais, jamais um grupo de interesses http://expresso.sapo.pt/misericordias-pedem-pacto-a-10-anos-com-o-estado=f897227

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s