Pérolas a PIIGS.

Correndo o risco de maçar a poetisa Elisabete, o doutor Amorim e outros vultos tormentosos do liberalismo e da moral, aqui deixo o envio para um artigo recente de Paul Krugman no New York Times. Chama-se “O Fiasco da Austeridade“. E como sei que a sabedoria, principalmente a que nos chega  dos sãos princípios da escola da vida, nem sempre é acompanhada por um conhecimento profundo de línguas estrangeiras, eis um bom resumo em português.

Anúncios

9 pensamentos sobre “Pérolas a PIIGS.

  1. Tanto quanto pude apurar, o défice do Reino Unido foi de 11,5% em 2010 e estima-se que tenha decrescido para 10,3% do PIB em 2011. Talvez o professor Krugman ache que isto é austeridade, mas a mim parece-me que não. Cada 10% do PIB de défice é, grosso modo, mais 10% do PIB a juntar à dívida pública do país, que terá que ser paga com impostos, no futuro. Ou seja, em dois anos, a dívida do Reino Unido aumentou mais de um quinto do PIB.
    Eu não sou economista, louvado seja o senhor, mas diria que a manutenção desta tendência de consumo público no Reino Unido arrisca-se a helenizar a economia britânica. Mas não tenho um Nobel e fico-me pela aritmética elementar.
    Depois, em face deste histórico, parece-me que o professor Krugman está a utilizar dados históricos num período em que não houve austeridade (digo eu, claro), e projecções do futuro, para criticar uma intenção política ainda não concretizada do PM inglês. Para quem acusa os outros defenderem teorias não provadas de base ideológica, não está nada mal.
    E desculpe a incapacidade de síntese.

    Gostar

  2. A atitude de austeridade é a ideia mais simples. Não é preciso arte nem inteligência para a tomar. Qualquer governanta sabe como fazer. Gostariamos era de ter ministros.

    Gostar

  3. Deve ser mais uma abécula, amiga do meio, que usa água, as aves, o sal, os teus dedos, , a névoa, o orvalho e as árvores.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s