Ficha de leitura: “Hard Times”, Charles Dickens.

Quem lê Dickens em extensão acaba por simpatizar com a boutade de Wilde:

You would need to have a heart of stone not to laugh at the death of little Nell.

Vou no oitavo capítulo de David Copperfield e também gozo o pratinho entre mais um cortejo de meninas impúberes, simplórios honrados e viúvas indefesas.  Mas o homem possuía um talento sobrenatural para a construção de plots, excelente motivo para lhe perdoarmos, e em Hard Times esse talento é exibido em menos de trezentas páginas o que facilita o êxtase ao leitor.

Uma estrutura exemplar: tema lançado na primeira frase do primeiro parágrafo, desenvolvimento até ao limite do seu potencial narrativo (o destino dos irmãos),  dois subplots (a história de Sissy e a história de Blackpool) que primeiro servem a necessidade de contraste e depois de ancoradouro, e um desenlace perfeito que ao retomar os cenários iniciais (o circo) concede ao leitor a satisfação discreta de um padrão circular enquanto este se despede das personagens. Deve haver melhores maneiras de explicar isto, mas não chego lá.

E parece-me notável que numa obra tão enxuta Dickens ainda consiga fazer política, revelar injustiças, exibir demagogos e denunciar poltrões.

Anúncios

10 pensamentos sobre “Ficha de leitura: “Hard Times”, Charles Dickens.

  1. Ontem na FNAC tive na mão uma edição inglesa linda (capa de pano…) de Hard Times (havia também Bleak House, que já li, e outros) e nada cara. Como não li esse romance ainda fiquei naquele compro/não compro? acabando por adiar a decisão para quando tivesse mais tempo. Agora que li este post fiquei com pena de não ter seguido o meu impulso. Regressarei: esteja lá ainda o bonito livro azul.
    Joana

    Gostar

  2. nem sabes como agradeço ao velhote gordo da minha família ter dito que era melhor eu ficar em casa a ler o hard times em inglês do que sair para a rua com eles para ir apanhar pinhas. a raiva que eu lhe tive nesse dia.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s