Fadinho preferido.

Era o cantarolado pelo meu pai, esquerdista e ironista de sempre, para deleite dos amigos revolucionários. Não encontrei a música e só recordo uma estrofe:

Maldita seja a Rússia soviética
Malditos os países satelííítes (sic)
Malditos os que cospem nas santinhas
Malditos os que comem criancinhas.

5 pensamentos sobre “Fadinho preferido.

  1. No Arrastão o Daniel fez um comentário que roça a coincidência total com o que penso. A classificação que o fado mereceu da parte da UNESCO deve-se, na quase totalidade, ao advento de sangue novo, gente na casa dos 25-30 anos que salvou o género da letargia. Mas pouco se fala disso, focando-se exclusivamente Amália e Marceneiro, esquecendo que durante 30 anos nem um nem outro, por si sós, valeram a actual consagração. Tratando-se da minha geração, tenho a dizer que estamos habituados. Afadigados no combate por paixões, ambições e projectos – ainda que indignados em privado – estas são as praças que silenciosa e brilhantemente ocupamos. De nada, Portugal.

    Gostar

      1. António Mota
        Também me lembro deste fado nos meus tempos de meninice. Aqui vai outra quadra do mesmo fado, tanto quanto eu me recordo:

        Quando penso na Rússia Soviética
        Inté me dá vontade de chorar
        A falta que fazia lá um homem
        Um homem como o nosso Salazar

        Gostar

Deixe uma Resposta

