Um defensor do “espírito crítico”.

O João Vasco descobriu, estarrecido, que Portugal é o quarto país da OCDE com mais empreendedores, a seguir (prestem atenção) ao México, à Turquia e à Grécia.

Batendo muito no peito, ele revela-nos depois que os Estados Unidos da América, símbolo de uma nação rica que dá lições à Europa são o terceiro país da OCDE com menos empreendedores.

Estas epifanias inflamaram como um raio a sua vida, por assim dizer, intelectual, e foram posteriormente derramadas num arrazoado muito doido em que ele encontra, vejam lá, uma correlação negativa entre a liberdade económica e o empreendedorismo.

Com aquele arzinho de quem descobriu a pólvora e a oferece gentilmente à humanidade, o João termina o seu post apelando ao nosso espírito crítico contra o poder do dinheiro.

Parece-me boa ideia.

Sugiro por isso que alguém explique ao João que o excesso de microempresas não é um sinal de desenvolvimento económico, e que aos vinte e tal por cento de pessoas em auto-emprego que ele encontrou por aí seria melhor não chamarmos empreendedores, mas sim, por exemplo, desempregados ou biscateiros.

Pode ser? O nosso espírito crítico — e a nossa paciência — agradecem.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Um defensor do “espírito crítico”.

  1. Se João Vasco tiver suficiente espírito auto-crítico, talvez chegue à conclusão de que existe, isso sim, uma correlação positiva, mas é entre emprego a recibos verdes e aquilo que ele designa por empreendedorismo; e, puxando bem pelos Tico&Teco, talvez chegue à conclusão de que são uma e a mesma coisa — talvez.

    (a manipular números, muito bons somos nós)

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s