Social media simples (2).

Já tenho um blog e agora? Agora divide os teus leitores em grupos, jovem. Por exemplo, o grupo dos que te seguem no Google Reader e o grupo dos que dialogam contigo. Geralmente apreciam coisas diferentes, como se verifica aqui (6 like no Reader) e aqui (23 comentários). Quando me apetece brincar com estas coisas escrevo posts dirigidos: didácticos para o RSS, provocadores para os comentários.

Podemos distinguir outros grupos entre os leitores no Vida Breve: gente que só pensa em política, gente que prefere textos pessoais, os que vêm para rir e os que apreciam a minha escrita (estes têm tido azar). Há meses comecei a escrever para três ou quatro leitores muito especiais, que não resistem a textos sobre livros. É gente discreta e sofisticada.

Não sou constante na elaboração destes jogos, embora me dê prazer avaliar como alcançamos as pessoas de maneiras variadas. Mas padeço de uma grande preguiça e interrompo o blog com frequência, o que tem consequências: antes das férias recebia cerca de 900 leitores diários, agora sobram 600.

Ainda bem que não me pagam.

12 pensamentos sobre “Social media simples (2).

  1. Não sei bem em que grupo me encaixará nem isso é relevante. Mas, ao ler este seu texto, fiquei com curiosidade. Com essa estratificação dos clientes tão bem definida, consegue, por vezes, abstrair-se dela e, simplesmente, escrever por prazer, sem pensar em quem o lê?

    E outra coisa. Com a diversidade dos temas que aborda pretende, racionalmente, atingir um grupo variado de leitores ou é assim porque é assim que sai, ao sabor das circunstâncias ou da inspiração?

    Outra curiosidade ainda. Gosta de ter feedback? Tem gosto em ler os comentários e em responder-lhes ou nem um pouco, são apenas indicadores, informação estatística?

    Tenho sincera curiosidade pois (por vezes) gosto de o ler.

    Gostar

  2. Ou seja: além de sermos catalogados (não é possível um leitor apreciar várias coisas em simultâneo?), somos manipulados. Com esta é que o Luís me surpreendeu!

    (muitos anos no marketing, é o que é :-))

    Gostar

  3. sério? eu não consigo nem adivinhar ao que o povo vai ou não reagir. no caso de hoje, um post que rendeu 10 gargalhadas, até agora, já o escrevi a horas menos próprias para quem me lê em Portugal, que esperei que nao rendesse mais de 2. nunca fui mt dada à estatística, é certo, mas nao deixou de me impressionar essa análise estratégica…

    Gostar

    1. Ora bem: encaremos este seu comentário como um momento menos feliz de alguém que habitualmente é bem mais elegante — ou sou eu que estou sem sentido de humor, o que não tem sido pouco frequente.

      Gostar

Deixe uma Resposta

