Genealogia das salas de jantar. Primeiro nos solares dos cortesãos, depois nos palacetes da burguesia, nos apartamentos da classe média, nas vivendas dos emigrantes, nos palheiros dos aldeões. Em Lisboa, famílias inteiras viviam na cozinha. Lá atrás, imaculada, virgem, obscura, intocada, repleta de móveis Luís XVI, jazia a melhor divisão da casa, a sala de jantar. O país demorou séculos a esquecer os seus aristocratas. A guilhotina chegou com o Ikea.
Só se for em Lisboa. Porque aqui, na província, o que estava “imaculada, virgem, obscura, intocada, repleta de móveis Luís XVI” era a sala de visitas.
GostarGostar
E que raramente era utilizada…
GostarGostar
Porque agora somos hedonistas. Porquê guardar, não estragar para ter no futuro. É a atitude do eu “mereço”. Usar já. Prazer agora.
GostarGostar