vida breve

Mitterrand?

com 36 comentários

Com o eurocentrismo do costume, os intelectuais da paróquia ficam intrigados quando percebem que John McCain desconhece Zapatero. Certamente ignoram uma históriazinha apócrifa de Ronald Reagan que, alertado para uma birra qualquer de François Mitterrand, terá inquirido com toda a inocência: Mitterrand? Who is she? 

Escrito por Luis M. Jorge

19-09-08 às 09:58

Publicado em post

36 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Ah, a si deixa-o satisfeito e sossegado? haja paciência…

    Nuno Pinho

    19-09-08 em 10:57

  2. Deixa, sim. Nada me sossega mais que ver uma pessoa com pouco mundo a escandlizar-se com outra.

    Luis M. Jorge

    19-09-08 em 11:55

  3. Zapatero, Zapata, zapatistas – convenhamos que a coisa faz confusão. É um pouco como a diferença entre McCain e McClain.

  4. E o homem tem ar de mexicano light, com aqueles olhinhos grandes.

    Um dia gostava de saber o que acontecia se perguntassem a um político europeu pelo primeiro-ministro da Nova Zelândia.

    Luis M. Jorge

    19-09-08 em 13:55

  5. E uma senhora cujo nome me escapa com um delicioso sotaque, de resto como todos os Kiwis.

    lowlander

    19-09-08 em 14:11

  6. Por estes lados a maior confusao com o nome do candidato republicano e que existe uma conhecida marca de batatas fritas empacotadas (muito saborosas por sinal).

    lowlander

    19-09-08 em 14:19

  7. Não me parece que seja por aí. Independentemente dos antecedentes em causa, é de condenar que um candidato à presidência dos Estados Unidos não saiba quem é o primeiro ministro de Espanha. Acha, realmente, que isto não é surpreendente? A Espanha “só” foi o país que esteve ao lado de Bush na cimeira dos Açores, o país que mais apoio político deu a esse senhor na hora de invadir o Iraque. Para além disso, faz parte das competências do cargo ao qual se candidata.

    Quanto à comparação de Espanha com a Nova Zelândia.. Acha realmente que são comparáveis, tanto em peso económico e político, como em reconhecimento geográfico pelas pessoas? A Espanha “só” é a 8ª economia do mundo. E em termos de turismo, é o 2º país mais visitado do mundo. Mas, para o Luís, é um país obscuro comparável com a Nova Zelândia…

    Falando em “ter pouco mundo”…

    Caceteiro

    20-09-08 em 11:32

  8. (só escrevi isso porque a minha mulher é espanhola e ficou aborrecida com o post. Com certeza que omiti os seus insultos chauvinista em relação aos portugueses)

    Caceteiro

    20-09-08 em 11:35

  9. Eurocentrismo ? Mundocentrismo ? Numa coisa tem razão. Não é para admirar. Mas se está com isso a querer dizer que é normal, bem normal não é.

  10. Não sabia essa “DA” Mitterand, Luís, e isso foi antes ou depois do diagnóstico de Alzheimer?

    Ana Matos Pires

    21-09-08 em 10:29

  11. Ana,

    Antes, mas ele já era um pouco mouco.

    Luis M. Jorge

    21-09-08 em 16:49

  12. Caceteiro, diga-me quem é o primeiro-ministro da Austrália sem ir à Wikipédia. Obrigado.

    Luis M. Jorge

    21-09-08 em 17:03

  13. Ou do Japão, já que gosta tanto de economias grandes.

    Luis M. Jorge

    21-09-08 em 17:04

  14. Da China?

    Luis M. Jorge

    21-09-08 em 17:09

  15. Do Canadá?

    Luis M. Jorge

    21-09-08 em 17:09

  16. Só um basta-me.

    Luis M. Jorge

    21-09-08 em 17:09

  17. Mas o erro (e só deixo a minha opinião porque até gosto bastante do blog) do Luis M. Jorge e de metade dos EUA é achar que está tudo bem num candidato ter “pouco mundo”. É achar que chega depois ter uns conselheiros a soprar ao ouvindo de quem tem pouco mais que uns palpites sobre assuntos importantes. É verdade que isto do candidato ser um americano mediano resulta muito bem (v. Bush), mas depois dá o resultado que sabe.

    Eu acho que não é mau desejar que o presidente dos EUA esteja acima da média e que saiba mais que um comentador num blog. Mas suponho que a vontade de ser um blogger maverick fala mais alto…

    Nuno Pinho

    21-09-08 em 18:40

  18. “Mas o erro (e só deixo a minha opinião porque até gosto bastante do blog) do Luis M. Jorge e de metade dos EUA é achar que está tudo bem num candidato ter “pouco mundo”. É achar que chega depois ter uns conselheiros a soprar ao ouvindo de quem tem pouco mais que uns palpites sobre assuntos importantes. ”

    Há-de explicar-me onde é que eu digo isso.

    Luis M. Jorge

    21-09-08 em 18:42

  19. Caro Luis:

    Eu não sou candidato a presidente dos Estados Unidos, nem está entre as minhas competências profissionais possuir semelhantes conhecimentos. O mesmo não se pode dizer do sr. McCain. É uma lacuna grave de política externa não conhecer o primeiro-ministro de um país tão importante

    O erro do Luis está em fazer tábua rasa da condição dos críticos e do criticado. O facto de eu não saber quem é o primeiro ministro da Nova Zelândia não tem a mesma importância do caso de McCain. Eu sou geólogo e tenho que saber coisas de Geologia, ele é político, candidato à presidência do país mais poderoso do mundo.

    Quanto ao seu quizz, só lhe posso responder acerca de um. Suponho que o equivalente chinês a Zapatero (com poderes governativos) é o Hu Jintao, não o primeiro ministro.

    Caceteiro

    21-09-08 em 21:10

  20. Bastava-lhe um, não era?

    Caceteiro

    21-09-08 em 21:11

  21. Pois, mas eu julgo que se perguntassem ao Sócrates ou ao Sarkosy quem era o primeiro-ministro australiano eles também não sabiam.

    O problema é mesmo o que denunciei: eurocentrismo. Você e a sua namorada, que é espanhola, acham que o mundo inteiro tem que saber quem é o Zapatero, enquanto o resto do mundo se ri na cara da europa e encolhe os ombros.

    É um pouco ridículo que ainda tentem desenvolver raciocínios moralistas a respeito do assunto.

    Luis M. Jorge

    21-09-08 em 21:37

  22. Calma. Em primeiro lugar, não é namorada. É esposa.

    Em segundo, só queria dizer que acho que é normal as pessoas estranharem que um candidato a um cargo tão importante não conhece o primeiro ministro da potencia que foi o seu principal parceiro na invasão do Iraque. Não estava a moralizar. É uma questão técnica, de competências. Nada mais, no ofense.

    Caceteiro

    21-09-08 em 21:43

  23. E, caro Luis, não se trata de eu e a minha “namorada” acharmos que o mundo inteiro deva saber quem é o Zapatero. Achamos que o McCain deve saber.

    Caceteiro

    21-09-08 em 21:46

  24. Luis, isto nao e’ eurocentrismo. Se o McCain nao sabe quem e’ o Zapatero, entao concluo que ele nao le o New York Times, a Economist, o Financial Times … nao e’ grande carta de recomendacao para presidente, no minimo.

    Alem disso, como e’ que o candidato a ‘commander-in-chief’ nao conhece os principais chefes de governo da NATO?

    Eurocentrismo? Gimme a break …

    MP-S

    21-09-08 em 21:58

  25. MP-S, você não deve ter lido a entrevista. Eu leio o NYT na net, o Economist em papel e o FT ao fim-de-semana e se me perguntassema seco pelo Kevin Rudd ou pelo Yasuo Fukuda demorava alguns minutos a chegar à Austrália ou ao Japão. Qualquer palerma que perceba um bocadinho de estudos de mercado compreende que aquelas perguntas foram feitas daquele modo e com aquela insistência para tramar o homem. Que isto não lhes passe pela cabeça é algo que considero extraordinário. E mais, essa patética perseguição aos candatos republicanos ainda há-de representar a derrota dos democratas.

    E depois, o facto de ele ser candidato a comander-in-chief, não significa que já o seja ou que não saiba onde fica a espanha.

    Gimme a break digo eu.

    Luis M. Jorge

    21-09-08 em 22:09

  26. Upssss, Luís, também não sabia que o homem era mouco ;-)

    Ana Matos Pires

    21-09-08 em 22:14

  27. Também não sabe onde fica a Espanha? Pensava que só desconhecia o Zapatero. Credo!

    Caceteiro

    21-09-08 em 22:30

  28. Luis, o Zapatero e’ primeiro-mministro da Espanha ha’ quatro ou cinco anos e ganhou as eleicoes tres dias depois de um atentado em Madrid – aparentemente orquestrado pela Al-Qaeda – o terceiro ataque mais mediatico a seguir ao de NY e ao de Londres. Ainda por cima, o McCain e’ um dos gajos que diz querer andar em ‘guerra ao terrorismo’ e se propoe a continuar mais cem anos em guerra, se for caso disso. Porra, e o tipo nao sabe quem e’ o Zapatero e isso esta’ ao mesmo nivel do interesse dele por kiwis ou algo do genero … E’ normal um gajo que podera’ vir a ser presidente dos EUA passar dois anos inteiros em campanhas para atrasados mentais em vez de andar a trabalhar, a estudar e, genericamente, a preparar-se para o cargo? Ja’ aceitamos tudo como natural, mesmo que um engenheiro nao se lembre das propriedades de resistencia dos materiais, ou um quimico nao se lenbra da tabela periodica .. pior que isso, esta’-se nas tintas … quimico-centristas , pfff!! …

    (claro que lhe fizeram as perguntas para o embaracar, o mais incrivel e’ isso ser feito a todos, o McCain saber perfeitamente ao que vai e, na pratica, ser irrelevante que o tipo saiba quem e’ o Zapatero ou nao porque, entre outras coisas, mais de 50% da populacao julga que o Saddam foi o arquitecto do 11 de Setembro …)

    MP-S

    21-09-08 em 22:36

  29. isto e’ um mundo de doidos e o pior e’ que a gente ja’ quase nem repara … (nao e’ o teu caso, pois costumas escrever bons posts, incluindo aquele da ‘tua esquerda’ com que eu basicamente concordo … )

    MP-S

    21-09-08 em 22:39

  30. Ana,

    Ele era surdo mas a Nancy Reagan ouvia muito bem e ia contar tudo ao astrólogo, que no fim de contas era quem tomava as decisões importantes.

    Luis M. Jorge

    21-09-08 em 22:41

  31. MP-S, desisto. Você está a espumar de raiva enquano faz um comício na minha caixa de comentários. Já estou como o Guterres, você não me merece.

    Luis M. Jorge

    21-09-08 em 22:44

  32. “Você está a espumar de raiva enquano faz um comício na minha caixa de comentários.”

    &$^#@&^#@&* A espumar de raiva, eu?!?! *&#^&#@%&^$

    ahahah, esta’ bem, desistamos ambos.

    MP-S

    21-09-08 em 22:47

  33. Combinado, e entretanto uma boa notícia: Obama passou para a frente outra vez.

    Mas pelo modo como os democratas perdem o controlo, há-de ser por pouco tempo. Na américa chamam-lhes os “lemmings”. (E ao ver os “democratas” portugueses percebemos porquê).

    Luis M. Jorge

    21-09-08 em 22:49

  34. [...] Posted by vascocampilho under Outros | Tags: blogs |   O Pedro Picoito concorda com o Luís M. Jorge.  O Luís M. Jorge também concorda (mais ou menos) com o Pedro Picoito. Eu concordo com o Luís [...]

  35. Luis, o Reagan não sabia quem era o Miterrand? das duas, uma: ou o homem estava a gozar, ou o homem estava senil. Uma terceira, o facto de o homem nunca ter ouvido falar no Miterrand, não abona nada em favor do Reagan e merecia ser caridosamente ignorado. A mesma coisa vale para o McCain. Não é a mesma coisa ele não saber quem é o Zapatero, e eu não saber quem é o primeiro ministro da Nova Zelândia, ou é?

    Pedro

    25-09-08 em 10:45


Deixar uma Resposta